MONITORANDO ALÉM DA T.I.

Todos conhecemos a máxima que diz que “o que não se mede, não se gerencia”.
Mas será que estamos medindo as coisas certas, da maneira certa?

É muito comum associar monitoramento automatizado aos softwares administrados por especialistas de TI, com interfaces pouco amigáveis e de difícil aprendizado. É um conceito errado. Melhor dizendo, limitado e ultrapassado. Talvez pelo fato de que em muitas empresas o departamento de TI é driver de diversas iniciativas, incluindo inovações dentro e fora de seu próprio departamento. A verdade é que prestamos atenção naquilo que é importante para nós, para nossas funções e responsabilidades. Mas esse artigo convida a todos a pensarem “fora da caixa”, a extrapolarem o conceito de indicadores chave de desempenho (KPIs) para o foco no Negócio, na atividade fim de sua organização. Enfim, pensar muito além da Tecnologia da Informação, sem esquecer a própria TI.

Ainda nesse artigo, ajudaremos sua organização a ser sólida e resiliente, a monitorar o que é importante e urgente para o sucesso do seu departamento – seja ele qual for – e, consequentemente, para o sucesso de seu empreendimento. Mas antes uma pequena introdução...

Indicadores-chave de Desempenho

Para se medir o “sucesso” de um projeto, ou de uma empresa, de uma operação ou de um departamento, por exemplo, precisamos definir tal “sucesso” através de métricas, ou indicadores, que expressem as metas desejadas e quão perto estamos delas. Tais indicadores, que muito comumente são conhecidos como KPIs (do inglês Key Performance Indicator), precisam ser quantificáveis, de fácil entendimento e visualização, e devem ser usados para aferir ou comparar desempenho. Os KPIs também são conhecidos como KSI (Key Success Indicator), KCI (Key Control Indicator), KRI (Key Risk Indicator), KLI (Key Lead Indicator), dentre alguns nomes. Para melhor entendimento nos referiremos a todos como sendo KPIs.


Cadastre-se e leia o artigo completo:

100% livre de spam. A Central 24 Horas só envia emails técnico-informativos para uma lista selecionada de especialistas.
atendimento 24 horas