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Atualmente todos nós vivemos uma avalanche de mensagens diariamente. Uma pesquisa realizada no mercado americano, divulga que os usuários de smartphones entre 18 e 24 anos enviam e recebem em média 4 mil mensagens de texto por mês, um funcionário de uma empresa média recebe aproximadamente 120 e-mails todo dia, além da utilização constante das mídias sociais e aplicativos de comunicação instantânea para se comunicar.

Por outro lado, há diversos estudos que apresentam as vantagens da comunicação por voz em muitas situações entre pessoas e equipes. O renomado neurocientista Seth Horowitz, tem enfatizado em seus estudos que, de acordo com a realidade atual, nós evoluímos como ouvintes e não como leitores.

Vantagens das Comunicações por Voz

Neste mundo repleto e saturado de informações textuais, a maior parte do tempo que gastamos redigindo, respondendo e aguardando correspondências escritas pode ser melhor aproveitada. Comunicações de voz em time ou individuais podem encurtar ou impedir longas trocas de e-mails ou mensagens de textos, trazendo clareza, direção e economia de tempo para todos os envolvidos.

Sem o tom e a inflexão da voz, as mensagens escritas são muitas vezes mal interpretadas. Um estudo de 2005 da Fastcompany revelou que as pessoas identificaram corretamente o sarcasmo por e-mail apenas 56% das vezes, em oposição a 73% do tempo via comunicações de voz. Emoticons e pontos de exclamação ajudam, mas não resolvem sempre. A voz transmite nuances, e a nuance, por sua vez, fornece clareza.

Reunir fisicamente os colegas muitas vezes pode ser um desafio. Conversas rápidas com a equipe virtual, onde algumas perguntas esclarecedoras podem ser feitas, traz foco e coloca todos na mesma página com, relativamente, pouco esforço.

Enfim, a comunicação por voz é tão importante, que até aplicativos de mensagens de texto já disponibilizaram esse recurso, proporcionando mais agilidade, minimizando a má interpretação e transmitindo os reais sentimentos.

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