Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home/c24h/pub/news/bl-kernel/helpers/text.class.php on line 246
Administradores de sistemas nas PMEs - Central 24 Horas News
Call center

A Paessler AG, especialista em soluções para monitoramento de rede, divulgou o resultado de uma pesquisa sobre os administradores de sistemas, com destaque para os desafios enfrentados pelos profissionais que atuam em pequenas e médias empresas. Mais de 650 administradores de sistemas ao redor do mundo participaram do levantamento, possibilitando uma visão geral sobre esse grupo diverso de profissionais e como eles se sentem em relação à profissão. Especialmente no Brasil, participaram da pesquisa 56 administradores de sistemas, de diferentes segmentos de mercado, como finanças, telecomunicações, saúde, bens de consumo, governo, transporte entre outros.

O levantamento foi composto por diversas perguntas, inclusive um ranking das variadas tarefas que os administradores exercem, quanto tempo levam na realização de cada uma e qual delas eles gostam mais, em uma escala de 1 a 5. O resultado mostrou que a maioria dos administradores passa a maior parte do tempo ocupado com tarefas de manutenção (nota média 3.60), suporte interno (3.52) e cuidando da segurança da TI (3.38). Mas, o que os administradores de sistemas realmente preferem é trabalhar na implementação de novos hardwares (4.31) e na avaliação de novas soluções (3.97). Para os brasileiros, a atividade menos apreciada é a de help desk (nota 2.45).


Além disso, quando questionados a cerca de quais serviços relacionados ao gerenciamento da TI estavam efetivamente planejando adotar, os mais citados foram virtualização, computação em nuvem, cibersegurança e gerenciamento de rede, enquanto poucos reportaram planos de gerenciamento de Big Data, Internet das Coisas (IoT), sistemas de hiperconvergencia ou rede definida por software. No Brasil, especificamente, a adoção de tecnologia de cibersegurança e de prevenção de shadow IT lideram o ranking.

CAMPO DE TRABALHO

Os profissionais que participaram da pesquisa estão em comum acordo de que o campo de trabalho deles está em constante mudança. Quase metade dos participantes (48.6%) relatou que a sua atividade passou por “algumas mudanças” nos últimos cinco anos, e 30% assumiram que sua carreira mudou completamente no mesmo período. Apenas 5,7% consideram que a sua atividade continua igual nos últimos cinco anos. E, enquanto o trabalho e a tecnologia seguem mudando, 39.7% não acreditam que os fabricantes e fornecedores de TI entenderam os desafios que eles enfrentam.

“Desde a fundação, a Paessler segue focada em oferecer suporte aos administradores de sistemas de pequenas e médias empresas, sem enrolação ou exageros, apenas disponibilizando uma ferramenta efetiva para ajudá-los no seu trabalho”, comenta Dirk Paessler, fundador e CEO da Paessler AG. “O relatório aponta a realidade dos administradores de sistemas, com algumas surpresas positivas - e negativas. Esse pessoal é a espinha dorsal da TI e merece o devido apoio, tanto das empresas em que trabalham como dos fabricantes de tecnologia”, resume.

OUTROS DESTAQUES:
40.8% dos participantes possuem nível superior, 23.6% têm treinamento vocacional e 35.6% aprendeu a atividade na prática do trabalho. No Brasil, a grande maioria (82%) tem curso superior.
Apenas 28.7% descrevem a si próprio como “especialista em TI”. A maioria se identifica como “generalista”. Entre os especialistas, virtualização (56.6%) e segurança (42.9%) são os tipos de especialização mais comuns.

Entre em contato com a Central 24 Horas e conheça melhor a Gestão de Indicadores Críticos . Paessler PRTG

Fonte: Paessler AG


atendimento 24 horas